* 18/05/1925 + 17/09/2011
Nascida em Santos/SP: com 18 anos conquistou o Distintivo Esportivo da Mocidade Paulista defendendo o Instituto Dona Escolástica Rosa em competições colegiais de atletismo.
Iniciada no basquete pelo professor Gilberto Casati, instrutor do Escolástica, destacou-se na função de ” ala ” e ” pivô ” sendo convocada para a seleção santista durante quatro anos seguidos, obtendo o ” ouro ” em 1943/44/45 e 1946.
Zulmira Pinho, fazia cerca de 30 pontos por partida, o que para a época, era uma média respeitável. Teve também o privilégio de participar da primeira equipe santista de basquete nos Jogos Abertos do Interior.
A representação pioneira, dirigida pelo prof. Gilberto Casati em Sorocaba, tinha a seguinte formação; Dilma Rodrigues, Lurdes dos Santos, Marta Gomes, Zuleide de Oliveira Leite, Zuleica de Oliveira Leite, Marina Menna, Jurema Cleo Figueiroa, Dorian Bittencourt e Zulmira Pinho.
Participou ativamente dos campeonatos regionais até 1951, e defendendo os principais clubes da cidade: Saldanha da Gama, Santos Futebol Clube e Clube Atlético Santista, por diversas vezes integrou a seleção paulista de basquete.
Após o casamento, em 1951, com o esportista Roberto Gonçalves de Rezende, a tetra campeã dos Jogos Abertos do Interior abandonou o esporte para dedicar-se à família. A grande quantidade de medalhas que conquistou, e que seu pai colecionava com todo carinho, foi distribuída entre seus três filhos: Fernando, Ana Lucia e Ricardo.
Viúva, Zulmira Pinho Gonçalves de Rezende faleceu no dia 17/09/2011 e foi sepultada no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: Entrevista exclusiva obtida em 21/02/2002 no CME De Vaney e pesquisa em jornais do período.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.