Yoshihide Shinzato – Karatê

Nascido na ilha de Okinawa/Japão, começou a pratica das artes marciais com apenas 12 anos de idade e orientado pelos mestres Tokuda e Chibana apaixonou-se pelo Karate -Do. Como faixa-preta migrou para o Brasil em 1954, passando a dedicar-se a difusão da modalidade. Em 1962 fundou a Academia Santista de Karatê-Do que deu origem a Associação Okinawa Shorin-Ryu, e a União Shorin-Ryu Karatê-Do do Brasil. Considerado o grande propagador da filosofia do Budô no Brasil e na América do Sul, sob sua influência mais de 200 academias surgiram no Brasil e no exterior.

* 15/03/1927   + 13/01/2008

Nascido na ilha de Okinawa, o berço do Karatê-Do no Japão, começou a pratica das artes marciais com apenas 12 anos de idade e orientado pelos mestres Tokuda e Chibana apaixonou-se pela modalidade e passando a desenvolvê-la com afinco.

Em 1954, com 27 anos, o faixa-preta Yoshihide Shinzato, renunciou a um bom emprego em sua terra natal e migrou com a família, disposto a realizar um sonho: a difusão do Shorin Ryu no Brasil.

Em 1962, em Santos, fundou sua primeira escola, a Academia Santista de Karate-Do, da qual teriam origem não apenas  centenas de discípulos, mas também cerca de 200 academias no Brasil e exterior, e preocupado em expandir sua arte preservando a uniformidade de estilo o Mestre Shinzato empenhou-se na organização deste crescimento. Em 1976, criou a União Shorin-Ryu Karate-Do do Brasil, e em 1992, a IUSKF: International Union Shorin-Ryu Karate-Do Federation.

Seu método de aula baseava-se na filosofia do Budô, priorizando desenvolvimento esportivo em paralelo com o convívio social, ou seja: criar um homem útil para a sociedade e para a família. O carisma e o respeito que  Shinzato transmitia aos seus alunos, das mais variadas categorias sociais levaram-no a receber inúmeras homenagens e títulos de reconhecimento.

Durante toda a sua vida, o Grão Mestre Yoshihide Shinzato, sempre procurou o seu próprio aperfeiçoamento, tendo alcançado os seguintes níveis: 8º Dan da World Karate Federation – WKF, 9º Dan Kobudo Shin-Shu-Kan, e 10º Dan Okinawa Shorin-Ryu Karatê-Do.

Sua morte em 13 de janeiro de 2008, mobilizou diversas gerações de amigos, colegas e autoridades que convergiram à Santos para a despedida do inesquecível mestre. Yoshihide Shinzato era casado com Tomi Shinzato, e teve oito filhos, cinco mulheres e três homens: Masahiro, Mitsuhide, Kazuo, Etsuko, Naoko, Yoriko, Valquíria e Kimi.

Seu corpo foi sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica de Santos.

por Gilmar Domingos de Oliveira   

Fontes: Site da União Shorin Ryu Karatê-Do do Brasil, e o livro ” Karatê-Do ” História Geral e no Brasil, de Paulo Bartolo – 2009

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.