* 10/04/1913 + 20/05/1982
Rubin Debski, nascido na Polônia e brasileiro naturalizado, do que muito se orgulhava. Santista roxo, descobriu o jogo de xadrez ao 50anos de idade, numa vocação insuspeita e tardia, mas que se mostrou arrebatadora: isso na década de 1950. E, em pouco tempo já se destacava no enxadrismo local, conquistando vários campeonatos.
Posteriormente alcançou projeção estadual, tornando-se varias vezes campeão dos jogos do litoral e dos Jogos Abertos do Interior, que naquela época eram disputados pelas maiores forças do enxadrismo nacional.
Ate sua morte em 1982, continuou a praticar seu esporte com os amigos fiéis que conquistou na sua jornada, e que agora lembramos tais como: Jair de Oliveira Freitas, o estimado medico cardiologista, Osvaldo Marba, Silvério, Loubeh, Pahim, e tantos outros que a memória já apagou.
Finalizando, se existe uma atividade onde a competição é fraternal e solidária, com certeza é o jogo de xadrez; e se alguém pode perpetuar essa idéia, certamente foi meu pai, o grande campeão RUBIN DEBSKI.
Texto escrito por seu filho, o advogado Maurício Debski
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.