Pedro Paulo Alípio – Tênis

Sua primeira conquista no esporte foi em 1951, quando foi campeão de um torneio de pegadores de bola no Tênis Clube de Santos, onde trabalhava com apenas 8 anos de idade. Aprimorou sua técnica treinando na Associação Portuários de Santos, entidade que representou na 1ª edição do Torneio A Tribuna de Tênis, em 1960. Convocado para a seleção santista pela primeira vez em 1970, defendeu a cidade nos Jogos Abertos do Interior em 10 oportunidades.

* 29/06/1943

 

Sua primeira conquista no esporte foi em 1951, quando foi campeão de um torneio de pegadores de bola no Tênis Clube de Santos, onde começou a trabalhar com apenas 8 anos de idade.

O prêmio da conquista: duas raquetes da Dunlop e a proximidade com grandes figuras do tênis santista na época, como Maneco Fernandes e Arnaldo Carlos Moreira – o Anão, para quem ” pegava bolinhas ” com frequência, influenciaram o jovem Pedrinho.

Introduzido na Associação Portuários de Santos, passou a treinar na escolinha do clube e aos 17 anos de idade, o representou na 1ª edição do Torneio A Tribuna de Tênis, em 1960.

Convocado para a seleção santista de tênis, ao lado de Luiz Augusto Lobo, Edmur Mesquita de Oliveira, Carlos Nascimento dos Santos, Ariovaldo Rodrigues e outros, defendeu a cidade nos Jogos Abertos do Interior pela primeira vez em 1970, na cidade de Bauru.

Na ocasião, nossos tenistas estavam sendo liderados nos Jogos Abertos pelo técnico Vadico, tanto na fase regional quanto na estadual, e as oportunidades de participação eram oferecidas aos atletas da cidade. E Pedro Alípio não decepcionou, atuando com resultados relevantes até 1978, quando a equipe foi renovada.

Aos 37 anos, acumulando diversos títulos de 2a. e 3a. classe da Federação paulista de Tênis, entra em uma nova fase: o ensino e promoção do tênis. E no Clube de Regatas Saldanha da Gama encontra apoio para desenvolver sua incansável paixão pelo esporte, organizando dezenas de campeonatos regionais e estaduais, do tradicional Torneio Laerte Gonçalves ao 1º Maneco Fernandes, reunindo tenistas de todos os clubes do Estado de São Paulo.

por Gilmar Domingos de Oliveira

Fontes: Entrevista exclusiva em 2001.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.