Orlando da Silva – Atletismo

Nascido em Santos começou a pratica esportiva na Associação Atlética Portuguesa Santista, onde jogava bola na categoria infantil. Após uma experiência com natação, apaixonou-se pelo atletismo, especializando-se nas provas de 400, 800 e 400 com barreiras. Atuou pelo Clube de Regatas Saldanha da Gama e pelo Brasil Futebol Clube, assumindo a função de treinador, onde viria a consagrar-se como preparador e descobridor de talentos. Participou dos Jogos Abertos do Interior e Jogos Abertos Universitários.

* 23/03/1932  + 08/10/2001

Nascido em Santos começou a pratica esportiva na Associação Atlética Portuguesa Santista, onde jogava bola na categoria infantil.

Após uma experiência com natação, apaixonou-se pelo atletismo, especializando-se nas provas de 400, 800 e 400 com barreiras.

Atuou pelo Clube de Regatas Saldanha da Gama e pelo Brasil Futebol Clube, assumindo a função de treinador, onde viria a consagrar-se como preparador e descobridor de talentos.

Participou dos Jogos Abertos do Interior e Jogos Abertos Universitários, tendo conquistado em oito oportunidades o título de campeão dos Jogos Regionais e uma vez o JAI de 1962, em Marília.

Sua contribuição para o desenvolvimento do atletismo na cidade foi marcante, e graças a seu estímulo, atletas como Carlos Alberto dos Santos, Célia Maria Caldas, Edgar Pereira da Silva e muitos outros, dedicaram-se também a modalidade.

Orlando Silva faleceu em 08/10/2001 e seus restos mortais foram trasladados para o Mausoléu do Esportista Amador em 27/05/2007. Uma justa homenagem a quem dedicou a vida ao esporte santista.

por Gilmar Domingos de Oliveira

Fontes: coletânea de jornais publicados no período pesquisado – HPMS

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.