Moacyr Rebello dos Santos

Nascido em São Paulo/SP. mas radicado desde cedo em Santos, iniciou-se na natação no Clube de Regatas Saldanha da Gama na década de 1950, sob a orientação do prof. Elny Abdelaziiz. Foi campeão brasileiro de natação nos  50 metros borboleta em 1955 e 1956, e campeão estadual de natação 50 metros livres. No Clube Internacional de Regatas, sob a orientação do treinador Adalberto Mariani, foi convocado para os Jogos Panamericanos de 1963, realizados na Capital paulista.

* 1943    + 21/01/2010

Nascido em São Paulo/SP. mas radicado desde cedo em Santos, iniciou-se na natação no Clube de Regatas Saldanha da Gama na década de 1950, sob a orientação do professor Elny Abdelaziz Alves de Camargo.

Foi campeão brasileiro de natação nos  50 metros borboleta em 1955 e 1956, e campeão estadual de natação 50 metros livres.

Treinado por Adalberto Mariani no Clube Internacional de Regatas, foi convocado para os Jogos Panamericanos de 1963, realizados na Capital paulista.

Moacyr dedicou sua vida a natação. Atuando como treinador e mais tarde competindo na categoria veteranos, manteve-se sempre ligado a modalidade.

Conforme Osmar Baptista Silva, ex- campeão brasileiro de natação do Clube Internacional de Regatas, Rebello participou em 04/12/2009,  de uma reunião com ex-nadadores do século passado, e pretendia coordenar um novo encontro, reunindo agora ex-nadadores santistas da década 1950/60.

Infelizmente, sua iniciativa está temporáriamente paralisada, poi Moacyr  faleceu no dia 21 de janeiro de 2010, em Boracéia, onde morava atualmente, e foi enterrado em Guarujá, pelos seus filhos Martha e Márcio.

por Gilmar Domingos de Oliveira
Colaboração de Osmar Baptista Silva e Elny Abdelaziz Alves de Camargo.
Fontes: matérias e fotos publicadas pelo jornal A Tribuna de Santos nos períodos citados e colaboração de Osmar Batista da Silva.

NOTA DA REDAÇÃO:
O ex-atleta Moacyr Rebello dos Santos estava tentando entrar em contato conosco desde 20/10/2009, mas nossas respostas eram devolvidas devido a algum problema com sua caixa postal. No último dia 22/01/2010 fomos surpreendidos com a notícia de sua morte repentina. O Almanaque Esportivo de Santos lamenta profundamente.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.