Miroel Silveira

Nascido em Santos, iniciou-se na natação através do Clube de Regatas Saldanha da Gama em 1928, treinado pelo técnico Guilherme Street Caupers. Formado em Direito, promoveu a fundação da Liga Santista de Atividades Aquáticas – LSEA, em 1941, do qual foi seu primeiro presidente. Em 1943, atendendo a uma vocação de infância, desligou-se destas atividades para dedicar sua vida ao teatro, revelando-se um dos maiores nomes da dramaturgia nacional.

*  08/05/1914                    +  30/06/1988

Nascido em Santos, iniciou-se na natação através do Clube de Regatas Saldanha da Gama em 1928, treinado pelo técnico Guilherme Street Caupers.

Formado em Direito pela Faculdade do Largo do São Francisco, em São Paulo, retornou a Santos em 1937, onde seu pai mantinha um escritório de advocacia, e retomou a natação, passando a atuar como treinador das categorias juvenis no CRSG: período em que Kanichi Sato orientava este departamento no clube da Ponta da Praia.

Ao lado de Arrigo Battendieri e os irmãos Casasco, promoveu a fundação da Liga Santista de Atividades Aquáticas – LSEA, da qual foi seu primeiro presidente em 1941.

Em 1943, atendendo a uma vocação de infância, abandonou a natação e o Direito para dedicar-se totalmente ao teatro, atividade que praticava desde a juventude, e na qual acabaria por projetar-se como escritor e crítico de arte, nos jornais ” O Diário ” ” A Tribuna ” ” O Estado ” e ” A Folha “.

No Rio de Janeiro, para onde mudou-se, fundou o Teatro Popular de Arte, lançando através dele, grandes nomes como: Cacilda Becker, Ziembinski, Maria Della Costa, Jardel Filho e muitos outros.

Miroel Silveira, o primeiro catedrático em direção de teatro da USP, foi também roteirista de cinema e TV. Recebeu inúmeros prêmios de literatura e arte, escrevendo ou traduzindo grande obras.

Faleceu em São Paulo, após longa convalescença provocada pelo câncer e foi enterrado no cemitério da Consolação.

por Gilmar Domingos de Oliveira

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.