Nascida em Coffeyville no Kansas, em 10 de dezembro de 1943.
Filha do engenheiro civil George Habicht, que veio para o Brasil para trabalhar na construção da Refinaria de Cubatão, em 1950, Mary, ou ” Maruca ” como ficou mais conhecida, iniciou-se na pratica esportiva no Tênis Clube de Santos, sob os cuidados do lendário Waldemar Rodrigues de Souza, o Vadico, quando ainda tinha apenas 7 anos e idade.
Em julho de 1956, com apenas 13 anos, surpreende a todos alcançando o vice campeonato da categoria Simples Infantil do XXVI Aberto da Cidade de Santos, perdendo somente para Helena de Carvalho. No ano seguinte, no mesmo torneio, consagra-se como campeã ao derrotar Regina de Carvalho, mantendo sua invencibilidade na competição até 1959.
Nos Jogos Abertos do Interior, em 1959 na cidade de Santo André, ao lado de Julia Figueiredo, Josette Cox, e Aparecida R. Pinto, e acompanhadas pelo técnico Vadico, conquistam o Ouro para Santos.
Mary Habicht considerava-se brasileira, e depois de atingir excelente nivel técnico treinando e jogando no Brasil, passou a representar-nos em torneios internacionais, obtendo grandes resultados em Wimbledon, Forest Hills, torneios da França, Itália e Portugal.
No Brasil, conquistou o título de Campeã Juvenil em 1962, e número 1 da categoria femina no Estado de São Paulo. Um dos seus parceiros prediletos, e também instrutor em certo período, foi Arnaldo Carlos Moreira, o Anão, com quem Mary viajava pelo Brasil, participando de torneios da Confederação.
Com a transferência de seu pai para outro país, Mary mudou-se para a Grécia aos 20 anos, e continuou a jogar até 1970, quando casou-se e adotou o nome de Mary E. Lamberti.
Maruca trabalhou 5 anos na ONU e aposentou-se após 25 anos no Aeroporto JFK – EUA como funcionária da VARIG. Atualmente, vive na Flórida, e o Almanaque a localizou graças a ajuda do professor Vadico, com quem Mary sempre manteve correspondência. Por e-mail ela nos concedeu uma entrevista em junho de 2001.
por Gilmar Domingos de Oliveira
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.