Maria Nilza Pasqualini – Atletismo

Começou a prática do atletismo e do basquete na década de 1940 quando estudava no Colégio Canadá em Santos/SP. Integrada ao Clube de Regatas Saldanha da Gama, aperfeiçoou seu treinamento e obteve resultados que a levaram a ser convocada para representar a cidade de Santos nos Jogos Abertos do Interior em 1949, 1950 e 1951. Também fez parte do time de basquete que o CRSG enviou ao Paraguai em 1950 para uma competição amistosa.

Começou a prática do atletismo e basquete na década de 1940 quando estudava no Colégio Canadá em Santos/SP.

Integrada ao Clube de Regatas Saldanha da Gama, aperfeiçoou seu treinamento e obteve resultados que a levaram a ser convocada para representar a cidade no Jogos Abertos do Interior em 1949, 1950 e 1951.

Maria Nilza Pasqualini também participou da seleção de basquete que o Clube de Regatas Saldanha da Gama promoveu até o Paraguai em 09/09/1950, e que retornou vitoriosa após diversos confrontos com times daquele país.

Formavam esta equipe as seguintes jogadoras: Jurema Cléa Figueiroa, Marina Bensdorp Menna, Maria Aparecida Ferrari, Ruth Bahde, Edith dos Santos, Maria Emília Russo, Maria Nilza Pasqualini, Nadi Ozores Bendanha, Isabel Garcia e Nair Joana Souto Rutigliano. Na direção técnica viajaram também: Danilo Ioselli e Luis Proost Melchert.

por Gilmar Domingos de Oliveira

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.