Maria de Lourdes Guilherme Martins

Ex-atleta do Clube de Regatas Saldanha da Gama nas décadas de 1930 a 1940, campeã paulista de natação e saltos ornamentais, dedicou-se ao nado peito e plataforma de 10 metros. Foi também uma das pioneiras da natação feminina santista a participar do Campeonato do Litoral e Interior em 1935. Pelas suas conquistas e dedicação a causa esportiva foi a primeira mulher a ser condecorada com o título de sócia laureada do tricolor da Ponta da Praia.

*

Ex- atleta do Clube de Regatas Saldanha da Gama nas décadas de 1930 a 1940., campeã paulista de natação e saltos ornamentais, dedicou-se ao nado peito e plataforma de 10 metros.

Foi uma das pioneiras da natação feminina santista a participar do Campeonato do Litoral e Interior, e ao lado de Alice Guimarães Sampaio obteve a primeira vitória do Clube na competição que antecedeu os Jogos Abertos do Interior em 21/04/1935.

Casada com um dos maiores campeões de saltos ornamentais do Brasil, Maria de Lourdes participou também de muitas das conquistas que transformaram em lenda o nome do santista Herman Palmeira Martins, o Maninho.

Suas vitórias e dedicação a causa esportiva a levaram a receber o título de sócia laureada do Clube de Regatas Saldanha da Gama. Tornando-se a primeira mulher a receber esta distinção no tricolor da Ponta da Praia.

por Gilmar Domingos de Oliveira  

Fontes: Pesquisa em jornais da época, Revista do 50º do CRSG e arquivos de Carlos Herman Guilherme Martins.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.