* 29/09/1921 +19/11/2003
Nascido na cidade de Santos, mudou-se cedo para São Paulo e aos 7 anos, começou a trabalhar como pegador de bolas no Club Atlético Paulistano. Foi assim que assimilou suas primeiras lições, servindo e observando o francês Martin Plá, famoso tenista francês da época, que morou na capital paulista por alguns anos. Era assim que Maneco Fernandes aperfeiçoava sua técnica, trabalhando e assistindo todos os jogos que podia, o que lhe permitiu conquistar com apenas 14 anos, não apenas a admiração e o respeito, mas também uma habilidade incomum. Em 1936, surgiu sua grande oportunidade; foi chamado para substituir Jiro Fujikura, ausente na última hora para o Campeonato Profissional Paulista, então disputado entre Alcides Procópio, Humberto Costa e Ricardo Pernambuco, e acabou conquistando o título, surpreendendo a todos. Estava completando 15 anos.O BRILHO DO MENINO DE OUROO Almanaque Esportivo ” Olympicus” publicado na década de 40, descreve Maneco Fernandes como o ” Grande Às ” do tênis sul -americano. O jornal O Estado de São Paulo, o classifica como grande ” sportman “, jogador inteligentíssimo e seguro…Em Santos, o jornalista esportivo Antonio Guenaga, fascinado com a performance do jovem santista, batiza-o de ” menino de ouro “.Acompanhe as conquistas de Maneco na fase áurea de sua carreira:1938:( com 17 anos )Campeonato do Estado de São PauloCampeonato Aberto do Minas Tênis Clube1939: ( com 18 anos )Campeonato do Estado de São PauloCampeonato Aberto de CuritibaCampeonato Aberto de SantosCampeonato Aberto do Minas Tênis ClubeCampeonato Aberto do Tijuca Tênis ClubeCampeonato Aberto do Rio de JaneiroCampeonato Brasileiro por EquipesCampeonato Aberto do “Palestra ” de São Paulo1940: ( com 19 anos )Campeonatos, Aberto de São Paulo, do Clube Atlético Paulistano, do Clube Atlético Libanês, do Tênis Clube de Santos, do Tijuca Tênis Clube, do Rio de Janeiro, do Baiano Tênis Clube, do Brasileiro por Equipes, do Palestra de São Paulo.Campeonato Aberto de Santiago do Chile, Campeonato Nacional Boliviano, em simples e duplas com Alcides Procópio, Campeonato Internacional do Peru, em duplas com Procópio.
1941: ( com 20 anos )Campeonatos; Aberto do Estado de São Paulo, Aberto de Santos, do Baiano Tênis Clube, do Tijuca Tênis Clube, do Rio de Janeiro, Temporada Internacional de Recife, Brasileiro de Turmas, Aberto da Soc. Harmonia de Tênis, Campeonato Nacional do Chile eCampeonato Sul Americano.1942: ( com 21 anos )Campeonato Brasileiro por TurmasVice-Campeonato Sul Americano1943: ( com 22 anos )Campeonato Brasileiro por Turmas, Vice-Campeão Brasileiro/Simples e Campeão de Duplas, Campeonato do Estado de São Paulo.CRISE MUNDIAL INTERROMPE TRAJETÓRIAA entrada do Brasil na 2a. Guerra , em agosto de 1942, traz conseqüências para todas as atividades. As restrições à locomoção afetam as atividades esportivas em todo o mundo. Competições internacionais são suspensas, visitas de estrangeiros são canceladas.Maneco, impedido de projetar-se profissionalmente, casa-se em 1943, aos 23 anos, e apesar de consagrado como tenista tem que desenvolver outras atividades para sobreviver. Por um longo período dividiu seu tempo entre as quadras e o escritório de seguros onde também passa a conquistar sucessivos recordes de vendas.
NOTA: Aguarde a sequência desta biografia, inclusive com a relação de todos os jogos mais importantes de Maneco Fernandes.
Por Gilmar Domingos de Oliveira