Mair Pereira Leite

Nascido em Bananal/SP e radicado em Santos aos 14 anos, dedicou-se a prática do esporte no Clube de Regatas Saldanha da Gama, onde destacou-se na natação, basquete e remo até 1944. Professor por mais de 20 anos e fotógrafo amador – foi um dos fundadores do Clube Foto Amigos de Santos em 1969 – montou um valioso acervo que documenta um período notável do esporte e da história da fotografia na Cidade de Santos.

* 26/09/1918    + 05/05/2010

Nascido em Bananal/SP e radicado em Santos aos 14 anos, dedicou-se a prática do esporte no Clube de Regatas Saldanha da Gama, onde destacou-se inicialmente na natação e cestobol.

Levado para o time de basquete do Santos Futebol Clube em 1939, participou de memoráveis partidas ao lado de Alberto, Amorim, Bayard, Mosquito, Martins, Ary e Irineu, onde se consagrou como um dos melhores ” cestinhas ” da equipe.

Em 1942, ainda pelo Clube de Regatas Saldanha da Gama, formou uma das principais guarnições de out-riggers, ao lado de Odair Faber, Orlando Mariani, Octávio Mariani, Jaime Rodrigues, Dodô, Edmundo e Stockler.

Formado pela Escolástica Rosa e Colégio José Bonifácio, Mair alcançou o título de professor e em 1947 passa a lecionar para as primeiras turmas de alunos do SENAC em Santos, quando a entidade ainda funcionava nas dependências da Escola Santo Inácio, na Rua 07 de Setembro. Atuou também no Colégio do Carmo e no Tarquínio Silva.

Apaixonado pela fotografia desde a juventude, foi  proprietário de diversas lojas do ramo em Santos, com destaque para seu primeiro empreendimento: o Bazar e Laboratório Fotográfico São Luiz, na Av. Pedro Lessa, em 1954, e a Eletro Foto Santista, pontos de reunião dos aficcionados na cidade na época.

Entusiasta e praticante premiado em diversos concursos regionais e nacionais, Mair foi um dos fundadores do Clube Foto Amigos de Santos -CFAS, em 07/03/1969, ao lado de Dalmo Teixeira Filho, Ferrucio Battistoni, Abdon Gomes de Castro e outros deram continuidade aos ideais do Santos Cine Foto Clube, criado em 1952.

Aposentado da Secretaria da Agricultura, mas atuante como voluntário em diversas entidades assistenciais, Mair Pereira Leite faleceu no dia 05 de maio de 2010, em Santos, deixando a viúva, Sra. Agueda e a filha Ana Lucília, hoje responsáveis pela guarda e preservação de valioso acervo de fotografias e documentos que colecionou durante toda a vida.

por Gilmar Domingos de Oliveira

Fonte: entrevista com Agueda P.Leite, viúva de Mair P. Leite e depoimento de Paulo Ferreira a Coluna do Leitor do jornal A Tribuna de Santos.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.