* 22/04/1924 + 09/03/2006
Nascido em Santos, foi filiado imediatamente ao Clube de Regatas Vasco da Gama pelos seus pais, João Monteiro de Oliveira e Maria Narduzzi.
E Luiz Monteiro de Oliveira fez por merecer. Caçula entre os oito filhos, seguiu os passos do irmão mais velho, iniciando-se no remo e natação ainda cedo.
Jogou basquete de 1939 até 1958, ao lado de grandes atletas desta modalidade, tornando-se ele próprio um dos seus melhores representantes. Conquistou inúmeros títulos estaduais e regionais, e representou seu clube cinco vezes, em viagens pela América do Sul. Defendeu também a Cidade nos Jogos Abertos do Interior em 16 ocasiões, trazendo títulos para Santos em cinco oportunidades.
Ao falecer em 09 de março de 2006, Monteiro deixou-nos além de uma biografia esportiva invejável, um arquivo formado por uma dezena de encadernações, que meticulosamente organizou durante toda a sua vida, relatando a história do Clube de Regatas Vasco da Gama.
Atualmente este valioso conjunto de documentos, está sob a guarda de sua viúva, Sra. Antonia Paulo, e são a única fonte de informações disponíveis sobre o passado de glórias da entidade que está prestes a completar 100 anos em 02/02/2011.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fonte: entrevista exclusiva concedida em 14/03/2002 no CME de Vaney
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.