Leon Black

José Luciano Ramos, o León Black, nasceu em Recife, Pernambuco, e foi ex- Pugilista e instrutor de boxe na Cidade de Santos no período de 1940 a 1960. Atuava na Academia da Polícia Marítima do Porto, onde formou dezenas de boxeadores, entre eles: o campeão sul americano Garoto de Bronze ( Geraldo Silva ) e boxeur olímpico: Tigre Santista ( Lucio Grottone ) em 1952. Foi assistente técnico da Liga Santista de Pugilismo, e pertenceu ao Corpo de Bombeiros da Cidade.

*10/09/1909   + 16/09/1998

José Luciano Ramos, nasceu em Recife, Pernambuco. Iniciou-se na ” nobre arte ” quando serviu a Marinha de Guerra do Brasil. Foi instrutor de boxe na Cidade de Santos nas décadas de 1940 a 1960.

Atuava na Academia da Polícia Marítima e Aérea do Porto, onde formou dezenas de boxeadores, entre os quais o campeão sul americano, Geraldo da Silva, o Garoto de Bronze, e o nosso campeão e atleta olímpico, em 1952, Lúcio Grottone, o Tigre Santista.

Foi assistente técnico da Liga Santista de Pugilismo, durante a gestão do Capitão Pettená, e pertenceu ao Corpo de Bombeiros de Santos, onde ocupava a patente de sargento.

Fontes: Entrevista com a viúva de León Black, a sra. Maria Rita Ramos em 04/01/2010 e arquivo particular da família do Garoto de Bronze.

por Gilmar Domingos de Oliveira

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.