Nasceu em Penápolis em 25/07/1923
Seu pai, um sírio libânes que se tornou fazendeiro de café, estabeleceu-se com a família em Santos para tratamento de saúde, em 1940, e aqui ficou.
Júlia Cheida Figueiredo, uma das suas 13 filhas, iniciou-se no esporte no colégio, praticando basquete e voleibol. Aprendeu a jogar tênis no Clube de Regatas Saldanha da Gama com o professor Maradei, onde formava duplas com Judith Russo e Hegdemburgo Castelo Branco.
Convidada a integrar a equipe do Tênis Clube de Santos, chegou a alcançar o terceiro lugar no ranking interno da agremiação. Sua habilidade com a raquete, aliada a um potente golpe de direita: uma marca registrada em seu estilo, levaram-na a convocação para os Jogos Abertos do Interior. Onde em 1959, na cidade de Santo André, foi campeã pela primeira vez, jogando ao lado de Mary Habicht, Josete Cox, e Aparecida R. Pinto.
Em 1965 também conquistou o ouro, quando os jogos se realizaram na Cidade de Santos, e ao lado de outra grande amiga, Sylvia Mourão, venceram a maior rival da cidade nas competições da época, a cidade de Bauru.
Júlia Figueiredo casou-se em 1944 com Horácio Inocêncio de Figueiredo, ( destacado remador do Clube de Regatas Saldanha da Gama da década de 1930, falecido em 1976 ) e hoje ainda vive em Santos, treinando ocasionalmente nas quadras do Tênis Clube de Santos.
por Gilmar Domingos de OLiveira
Fonte: Entrevista exclusiva concedida em 28/10/2003
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.