* 09/09/1918
Nascida em Santos, começou no esporte através do atletismo, quando defendeu a cidade de Santos pela primeira vez em Sorocaba, durante os Jogos Abertos do Interior de 1943, na prova de lançamento de dardo e disco.
Iniciada no tênis em 1944, no ano seguinte conquistou o vice campeonato no JAI de Campinas ao lado de Judith Russo, Nely e Sylvia Mourão.
A partir de 1947 passa a integrar a nossa seleção de tenistas de forma efetiva, contribuindo decisivamente para a conquista de três campeonatos seguidos durante os Jogos Abertos do Interior: 1947 em Ribeirão Preto, 1948 em Santos, e 1949 em Rio Claro.
Josette Cox, como era mais conhecida, também participou de diversos torneios locais e regionais com excelentes resultados, com destaque para o Campeonato Aberto da Cidade de Santos de 1947, quando foi vice campeã em duplas ao lado de Maria Ester do Amaral.
Em 1959, a tenista já veterana, reaparece ao lado de Mary Habicht, Julia Figueiredo e Aparecida R.Pinto, e dirigida pelo professor Vadico, conquista mais um ” ouro ” para Santos nos Jogos Abertos do Interior realizados na cidade de Santo André.
A partir daí, Josette, que também praticou o hipismo e foi uma das primeras mulheres a obter o brevê de pilôto em Santos, desaparece dos registros históricos locais devido a mudança para o Rio de Janeiro.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: Entrevista com Luciana Cox e edições do jornal A Tribuna de 1943 a 1950.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.