José Maria Cunha (Natação)

Nascido em Santos, aos 14 anos, iniciou-se na natação através do Clube de Regatas Saldanha da Gama. Participou dos Jogos Abertos do Interior de 1940 a 1946, e foi campeão santista, paulista e brasileiro por equipes. Foi fundador e presidente do Fluminense A. Clube, presidente da Liga Santista de Tamboréu e diretor de esportes do Clube Internacional de Regatas.

* 03/06/1923

Nascido em Santos, iniciou-se na natação com 14 anos através do Clube de Regatas Saldanha da Gama, levado pelo professor ” Peixinho ” – Antonio José Mendes, e sob a orientação de Kanichi Sato.

Sua primeira participação nos Jogos Abertos do Interior, foi em 1940, aos 17 anos. Exatamente quando a Cidade de Santos iniciava sua série de 13 anos ininterruptos como campeã  absoluta. Ao lado de Adalberto Mariani, Schineider, e Orlando Guimarães, formaram a equipe campeã santista, paulista e brasileira no 4×100 e no 4×200 m.

Participou dos Jogos Abertos até 1948, quando desanimado por não conseguir classificar-se para o Sul Americano, parou de competir, e passou a dar aulas de natação no CRSG.

José Maria Cunha foi  fundador e presidente do Fluminense A. Clube, ( 03/09/1938 ) presidente da Liga Santista de Tamboréu e diretor de esportes do Clube Internacional de Regatas, onde ainda exerce o cargo de conselheiro. É também sócio remido do CIR e do Clube Atlético Santista.

Até 2001, aos 78 anos, ainda praticava o tamboréu na praia.

por Gilmar Domingos de Oliveira

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.
Fonte: Entrevista exclusiva concedida em 20/09/2001 no CME de Vaney