José Cristino Goes – Salto Ornamental

Nascido em Santos/SP começou a praticar saltos ornamentais no trampolim marítimo do Clube de Regatas Saldanha da Gama. Participava do tradicional Banho da Dona Dorotéia: evento carnavalesco promovido pelo clube santista, que culminava com mergulhos a partir daquela plataforma. Representou a cidade nos Jogos Abertos do Interior pela primeira vez em 1946, quando obteve o 2º lugar na plataforma de 5M. Participou da competição em mais seis oportunidades, atuando também como técnico em 1951. Pelo seu estilo e porte físico, ficou conhecido pelo apelido de “Durinho”

* 28/06/1920

Nascido em Santos/SP aos 19 anos começou a treinar saltos ornamentais no trampolim marítimo do Clube de Regatas Saldanha da Gama pois participava do tradicional Banho da Dona Dorotéia, evento carnavalesco promovido pelo clube santista.

O histórico bloco de foliões do tricolor da Ponta da Praia, terminava sempre seu desfile com um show de mergulhos acrobáticos realizados naquela plataforma, e foi ali, ao lado de outros grandes atletas da época, que José Cristino aperfeiçou sua técnica.

Convocado a representar a cidade nos Jogos Abertos do Interior pela primeira vez em 1946, ao lado de Aloysio Riccieri, Oswaldo Pinto Ribeiro e Vicente Russo, conquistou o 2º lugar na plataforma de 5M.

Participou da competição em mais seis oportunidades, de 1948 a 1957, atuando inclusive como técnico em 1951.

Mais conhecido por todos pelo apelido de ” Durinho ” , em virtude de seu porte físico reduzido, Goes também fez parte da Turma dos Aqualoucos, equipe de cômicos que fazia exibições públicas nos trampolins dos clubes de Santos em ocasiões festivas.

Funcionário da Prefeitura Municipal de Santos, trabalhou como motorista de ambulâncias até aposentar-se em 1984, e atualmente dedica-se a prática da bocha.

por Gilmar Domingos de Oliveira

Fontes: Entrevista exclusiva concedida em 25/04/2002 no CME De Vaney e pesquisa em jornais do período.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.