* 26/09/1955
Nascido em Santos/SP teve seu primeiro contato com o tênis aos 12 anos de idade, quando o professor Vadico ofereceu-lhe trabalho como pegador de bolas no Tênis Clube de Santos.
Abandonou o internato em que vivia e passou a morar e trabalhar no clube, onde seu talento para o esporte foi reconhecido e teve oportunidades de competir em torneios oficiais. Com 18 anos e já ocupando a função de instrutor, alcançou a 2a. Classe da Federação Paulista de Tênis em 1980.
Dotado de um saque poderoso e voleio eficiente, Laranja foi convocado para a seleção santista de tênis em 1976, 1977 e 1978, conquistando o ” ouro ” em São José dos Campos, ao lado de José Arnaldo Menezes, e Carlos Augusto de Lucca, sob a direção do técnico Vadico.
Nos campeonatos, Aberto da Cidade de Santos e A Tribuna de Tênis, torneios dos quais participa desde 1974, acumula 04 títulos e diversas semi-finais.
Em 1990, com a terceirização do ensino do tênis no Tênis Clube de Santos, a maior parte dos instrutores do clube foi desligada, e entre eles José Arnaldo Francisco. Para o ” Laranja ” foi a oportunidade de colocar em prática seu grande projeto de vida: o ensino do tênis às crianças.
Surgia assim a sua própria escola, a Laranja Tenis Camp, que instalou nas quadras do Golf Club de São Vicente, e já formou centenas de jovens tenistas, além de organizar eventos e torneios periódicamente.
Em 2000, criou o ” Projeto Laranja Tenis Camp ” um programa de inclusão social pioneiro na região, voltado ao ensino do tênis à crianças carentes, subsidiado com recursos próprios e doações de empresas e particulares.
por Gilmar Domingos de Oliveira
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.