João Francisco Schneider

Nadador santista, surgido da equipe do Colégio Liceu São Paulo em 1941. Treinado pelo professor Kanichi Sato, no Clube de Regatas Saldanha da Gama. Foi vice campeão brasileiro em 1000m. Conquistou a Travessia do Canal a Nado por três anos seguidos e teve seu nome cotado para o Sul americano do Chile em 1941.

Nadador santista, surgido da equipe do Colégio Liceu São Paulo em 1941.

Associado ao  Clube de Regatas Saldanha da Gama, passou a receber treinamento do professor Kanichi Sato, então prestando serviços ao clube da Ponta da Praia, obtendo resultados  surpreendentes em pouco tempo.

Foi vice campeão brasileiro nos 1000m livres  e estabeleceu diversos recordes estaduais em médias distãncias. Conquistou a Travessia do Canal a Nado por três anos seguidos,  1941, 1942 e 1943.

Seu nome foi  cotado para representar o Brasil no Sul Americano do Chile em 1941, mas segundo a crônica esportiva da época,  a CBD o descartou em favor de atletas cariocas, o que causou grande revolta em Santos.

Apesar do sobrenome, Schneider era filho de pais brasileiros e descendente de um grande campeão do atletismo do Santos Futebol Clube, no início do século.

Surgido para a natação santista como uma grande promessa, Schneider abandonou muito cedo o esporte, frustrando a expectativa do grande número de admiradores que possuia na cidade.

O ” China ”  como era mais conhecido faleceu em Santos em 03/06/1977.

por Gilmar Domingos de Oliveira

Fontes; jornais A Tribuna de Santos, e revista Flamma, edições do período.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.