Jandyra Barroso – Natação

O Almanaque a considerada a pioneira da natação feminina em Santos/SP na década de 1920, quando o treinamento era feito no mar e ainda não haviam piscinas na cidade. Atleta do Clube de Regatas Saldanha da Gama, foi campeã da 1a. Travessia de São Paulo a Nado em 1924. Manteve-se em atividade até 1930, destacando-se em diversas competições regionais e interclubes.

É considerada a pioneira da natação feminina em Santos na década de 1920, um período em que o treinamento era feito no mar, e ainda não existiam piscinas na cidade.

Atleta do Clube de Regatas Saldanha da Gama, foi campeã da 1a. Travessia de São Paulo a Nado em 28 de dezembro de 1924 competindo contra outras 10 nadadoras paulistas.

Esta competição esportiva que durou até 1944, compreendia um percurso de 5500 metros contra a correnteza do Rio Tietê, na Zona Norte da Capital, e tornou-se uma referência para muitas outras cidades do Brasil, inclusive Santos. No seu auge chegou a reunir mais de 1000 participantes.

Em 1925, Anita Rosa, Myriam Pacheco e Cyra Raposo de Almeida surgem para reforçar a natação feminina do CRSG, e ao lado da veterana Jandyra, conservam a hegemonia do tricolor em santos até 1930.

Segundo constam em alguns artigos publicados na época, seu nome completo era Jandyra Alves Barroso.

por Gilmar Domingos de Oliveira

Fontes: Pesquisa em jornais do período e revista do 50º do CRSG

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.