Engenheiro Civil radicado em Santos/SP na década de 1920, onde ocupou o cargo de Inspetor Chefe da Cia Docas de Santos no período de 1925 a 1945.
Participou da fundacão do Rotary Clube de Santos em 26 de fevereiro de 1927, do Aero Clube em 1936, e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos em 1937, entidades em que ocupou cargos de presidente.
Apoiou de forma decisiva obras relevantes no Clube de Regatas Saldanha da Gama, Tênis Clube e Associação Atlética dos Portuários de Santos, dos quais em reconhecimento, recebeu recebeu títulos de benemérito e teve seu nome gravado em pistas, quadras e praças esportivas.
Inúmeras entidades de caráter filantrópico também receberam seu apoio, com destaque para a construção da Santa Casa de Misericórdia de Santos, no Jabaquara, que teve toda areia e cimento doados pela Cia Docas de Santos durante a sua administração.
A passagem de Ismael Coelho de Souza na Cia Docas de Santos, deixou um rastro de grandes obras não apenas em prol da cidade, mas também na memória dos trabalhadores do cais, que mesmo no auge das grandes greves, reconheciam nele um dirigente justo e aberto ao diálogo.
Antes de transferir-se para o Rio de Janeiro, promovido a diretor da Cia Docas, recebeu da Câmara Municipal de Santos, o título de Cidadão Emérito.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: Arquivos das entidades citadas e jornais do período.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.