Iracy Taveira Castilho – Basquete

Nascida em Santos/SP, iniciou-se no esporte na década de 1930 sob influencia do pai, um veterano do remo. Sob orientação do prof. Ernesto Lopes treinava ao lado de grandes atletas da época. Praticou também o basquete com grande distinção. Defendeu a Cidade nos Jogos Abertos do Interior de 1941 a 1948, atuando as vezes nas duas modalidades.

* 15/11/1921   + 19/01/2007

Nascida em Santos, iniciou-se no esporte influenciada pelo pai, Antonio Taveira de Magalhães, grande remador da década de 1920.

No Clube de Regatas Saldanha da Gama, foi descoberta pelo prof. Ernesto Lopes, que na lendária pista do tricolor a iniciou no atletismo junto de grandes nomes do esporte de base como: Ary Vieira Barbosa, Max Schiff e Adalberto Mariani.

Competindo ao lado de Jurema Cléa Figuerôa, Marina Mena, Alice Figueiredo, Ilsa Cardim, Zuleica de Oliveira e Lydia Federici, conquistou o título no revezamento 4×100 nos Jogos Abertos de 1944, em Taubaté.

Dedicou-se também ao basquete, e ao lado de sua irmã gêmea, Iracema Taveira, e junto com Vilma de Souza, Juraci Alves, Laurinda Neves, Rute Pereira, Marina Mena, Wanda Bezerra, e Jurema Cléa Figuerôa,  formaram a imbatível seleção que representou a Cidade nos Jogos Abertos do Interior de 1941 a 1948.

Ceci, como era mais conhecida, defendeu também o Brasil Atlético Clube, onde conheceu Demerval Dias Castilho, o Vavá, com quem viria a casar-se em 1956, afastando-se do esporte.

Iracy Taveira, dedicou-se posteriormente ao Coral de Veteranos do Centro da Memória Esportiva De Vaney, onde convivia com outros ex-atletas, até a sua morte, em 19/01/2007, aos 85 anos de idade.

por Gilmar Domingos de Oliveira

Fonte: Entrevista exclusiva em 03/10/2002, no CME De Vaney.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.