Herman Palmeira Martins – Salto Ornamental

Nadador santista nascido em 12/07/1899, especializado em salto ornamental. Formado pelo Clube de Regatas Saldanha da Gama na década de 1920, foi campeão paulista, brasileiro e sul-americano. Acompanhou a Olimpíada de 1932 e foi presidente do CRSG em 1935/36. Convidado pela CBD para o cargo de diretor técnico, estabeleceu o primeiro regulamento brasileiro para a modalidade. Foi também um dos fundadores da Federação Paulista de Natação. ” Maninho ” como era conhecido o santista que mais campeonatos brasileiros conquistou, faleceu em Santos em 11/09/1948, com apenas 49 anos.

* 12/07/1899               + 11/09/1948

Nadador santista, especializado em saltos ornamentais. Formado pelo Clube de Regatas Saldanha da Gama na década de 1920. Defendeu a cidade de Santos em competições regionais e estaduais durante toda a sua vida esportiva.

Foi campeão paulista durante 12 anos seguidos, campeão brasileiro por 8 anos consecutivos, e campeão no Sul Americano do Rio de Janeiro, em 1935. Nos Jogos do Interior, competição que antecedeu os Jogos Abertos, manteve o título máximo de 1934 até 1937.

No tricolor da Ponta da Praia, o CRSG, teve atuação destacada –  não só como atleta, mas também como instrutor e diretor, cargos que ocupou por diversas vezes -obteve o reconhecimento de todos os sócios, que acabaram por elegê-lo para a presidência em 1935.

Convocado para a Olimpíada de 1932, em Los Angeles, não chegou a tempo de competir devido ao atraso do navio que o transportava. Foi um dos fundadores da Federação Paulista de Natação em 20/11/1932, e vice presidente da sua primeira diretoria, em um momento histórico para o esporte aquático estadual, pois a natação desvinculava-se da Federação do Remo adquirindo autonomia.
” Maninho ” como era  mais conhecido na cidade, contribuiu de forma decisiva para a formação de um geração de atletas desta modalidade no Estado de São Paulo, pois apesar de manter a hegemonia na conquista de títulos por mais de uma década, nunca se absteve de ajudar seus concorrentes, ensinando e aperfeiçoando outros atletas.

Herman Palmeira Martins, foi funcionário do Departamento Nacional do Café, e casou-se em 1937, com Maria de Lourdes Guilherme Martins, também campeã estadual de salto ornamental. Seu único filho, Carlos Hermann Guilherme Martins, seguiu a carreira militar, alcançando o posto de Capitão da Marinha de Guerra do Brasil, cultivando até hoje a memória do pai.

Hermann Palmeira Martins, o ” Maninho ” faleceu em Santos em 09/09/1948, com apenas 49 anos de idade

por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: Edições do jornal A Tribuna de Santos relativas aos períodos em questão, e arquivo particular de Carlos Hermann Guilherme Martins.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.