Guaraná da Costa Rodrigues – Professor

Nascido em Novo Horizonte/SP radicou-se em Santos em 1942, logo após formar-se como professor na Escola de Educação Física e Esporte do Estado de São Paulo. Designado para trabalhar no Ginásio Canadá, foi um dos primeiros professores aptos a ministrar a Educação Física na cidade. Convocado pela Comissão Central de Esportes – CCE preparou as turmas de atletismo que defenderam a cidade nos Jogos Abertos do Interior de 1942 e 1943. Trabalhou também como técnico no Jabaquara AC e Brasil FC e Internacional de Regatas.
*15/10/1920       + 09/03/2009
Nascido em Novo Horizonte/SP demonstrou desde cedo vocação para o ensino e habilidade para o esporte, e na Escola de Educação Física do Estado de São Paulo, encontrou a oportunidade de formação profissional em uma atividade nova para época: professor de Educação Física.
Formado em 1942 e designado para trabalhar no Ginásio Canadá: instituição pioneira no ensino médio estadual em Santos, Guaraná foi um dos primeiros professores aptos a ministrar aulas de Educação Física na região, em um periodo em que a cidade iniciava uma fase de 15 anos de hegemonia absoluta nos Jogos Abertos do Interior. Convocado pela Comissão Central de Esportes de Santos para treinar nossas equipes de atletismo feminino, teve participação decisiva nas conquistas obtidas em 1942 e 1943.

A cidade vivia a década de 1950. Sob a orientação do prof. Oscar da Silva Musa as escolas passam a ser consideradas como base para a formação de novos atletas e reserva para os clubes. Surgem os campeonatos inter-colegiais, olimpíadas de ginástica, e Guaraná como técnico esportivo no Ginásio Canadá, dirige e prepara seus alunos em diversas modalidades, levando a escola a acumular o Tetra-Camnpeonato Colegial da Cidade de Santos, fatos inéditos até então na história do ensino local.

Requisitado pelos principais clubes da cidade, trabalhou também como preparador físico do Jabaquara, treinador de volei e basquete no Brasil Futebol Clube e instrutor de natação no Clube Internacional de Regatas.

Aposentado após cinquenta anos de serviço no Instituto de Educação Canadá, Guaraná continuou em atividade na área educacional até a sua morte em São Vicente, em 09/03/2009, aos 88 anos de idade.

por Gilmar Domingos de Oliveira

Fontes: Pesquisa em jornais do período, acervo particular da família e colaboração especial do mestre em educação e pesquisador da história do esporte Felipe Amorim de Souza.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.