Nascido em Descalvado- SP em 23/07/1936
Formado pela Universidade Federal de São Carlos, mudou-se para Santos aos 22 anos, incorporando-se ao grupo de professores de Educação Física, pioneiros em nossa região na década de 1950, formado por Guaraná da Costa Rodrigues, João Maty e Elny Abdelaziz.
Em 1958 foi responsável pela organização e treinamento da primeira equipe de handebol do Colégio Tarquínio Silva, criando um celeiro de atletas que viriam a participar de seleções campeãs em Jogos Abertos do Interior e campeonatos estaduais. Parte destes jogadores deram origem a equipe de handebol juvenil do Clube Internacional de Regatas, e foram convocados para a seleção brasileira ( Tavares, Monteiro e Arlindo Prates )
As inovações técnicas que Casati implementou no posicionamento e movimentação dos jogadores troxeram títulos e o projetaram profissionalmente, de técnico de clubes à presidência da Federação Paulista de Handebol entre 1972 e 1973, levando-o a participar da Olimpíada de Munique, em 1972, como representante do Brasil.
Casati foi professor na Faculdade de Educação Física de Santos -FEFIS, ocasião em que teve entre seus alunos, personalidades do esporte como o rei Pelé, Leão, Pepe, Simone e outros. Na Associação Portuguesa Santista, atuou por muitos anos como preparador físico da equipe de futebol.
Participou dos comitês de organização dos Jogos Abertos do Interior pela cidade de Santos de 1965 até 1987.
Foi o criador da tocha olímpica portátil abastecida com gás. Ou seja, com os conhecimentos que adquiriu observando o sistema adotado nas Olimpíadas de Munique, em 1972, e com o apoio da empresa Ultragas, modificou a tradicional tocha alimentada a óleo e que apagava facilmente, adaptando-a ao novo sistema, que é até hoje empregado para trazer o Fogo Olímpico da cidade de Monte Alto até a cidade anfitriã dos Jogos Abertos do Interior todos os anos.
Em setembro de 2004, foi homenageado pela Câmara Municipal de Santos, com o título de Personalidade do Ano de 2003.
Godofredo José Casati Jr. reside em Santos há mais de 50 anos, e atualmente ( 2008 ) é o Coordenador de Esportes e Lazer da Faculdade de Engenharia Industrial – FEI, em São Bernardo do Campo, cargo que ocupa desde 1982.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fonte: Entrevista exclusiva em 17/03/2009
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.