Nasceu em 16/ 08/ 1968 em Santos-SP
Seu primeiro contato com o esporte foi jogando handebol na escola. Aos nove anos, no Clube Internacional de Regatas de Santos, foi iniciada no tênis com o professor Carlos Nascimento, o Lio, passando a treinar e competir com seriedade quando seu técnico inscreveu-a na Federação Paulista de Tênis.
Dos 14 aos 17 anos conquistou grandes torneios em Santos e por todo o Brasil: Circuito Sul América, Copa Futuro, Copa Hering e Nivea Cup entre outros. Tendo sido convocada a integrar a equipe infanto juvenil brasileira que excursionou pelos EUA.
Foi campeã brasileira em 1982, e com 16 anos, passou 07 meses jogando nos Estados Unidos, a convite do técnico da seleção norte americana, o chileno Patrício Apey, que no mesmo período estava treinando a tenista Gabriela Sabatine. Em 1986, uma série de bons resultados em torneios sul americanos valeram-lhe o título de Campeã Geral do Circuito COSAT e os preciosos 440 pontos que a levaram a alcançar o posto de Juvenil Número 1 do Mundo.
Gisele participou de importantes competições como Wimbledon e Roland Garros. Permaneceu na categoria profissional por apenas uma temporada com bastante destaque nas disputas em duplas, tendo ao lado parceiras como Roberta Caldas, Luciana Corsato e
Adriana Florido. Defendeu também a Cidade nos Jogos Regionais de 1985 e 1987 e nos Jogos Abertos de Rio Claro em 1986.
Gisele Gasperine Faria parou de competir aos 20 anos. Seus melhores rankings foram: WTA 382 a. em simples, e WTA 162a. em duplas, ambos em 1988. Um dos técnicos que a treinou no Brasil, durante um ano, considerava-a uma tenista perfeita: dotada de jogo agressivo e uma direita poderosa.
Após abandonar as competições, passou a dedicar-se ao ensino do tênis. Trabalhou no Clube dos Ingleses durante muitos anos, especializando-se no treinamento infantil.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fonte: entrevista exclusiva em 26/05/2000
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.