* 16/05/1919 + 26/10/1972
Nasceu em Santos em 16 de maio de 1919 e iniciou sua atividade esportiva aos 20 anos, defendendo a Associação Atlética Portuários de Santos, quando conquistou seu primeiro campeonato de tênis, ao lado de Waldemar Rodrigues de Souza – o Vadico, em 1939.
Em 1940, já no Clube de Regatas Saldanha da Gama, ao lado de outros grandes nomes, formou a primeira seleção santista de tênis de campo a representar a Cidade nos Jogos Abertos do Interior, competição onde conquistaria nove títulos durante dez anos consecutivos.
Em 1941, passou a integrar a equipe do Tênis Clube de Santos, conquistando quatro títulos seguidos na 1a. Classe da Federação Paulista de Tênis, resultados inéditos para o clube.
Antes de mudar-se definitivamente para o interior, foi professor de tênis no Clube Internacional de Regatas. Encerrou a carreira esportiva sendo considerado o melhor tenista nissei daquela década.
Jinei Goya, como era oficialmente registrado, era descendente de imigrantes da Ilha de Okinawa – Japão, que desembarcaram em Santos em 28/12/1917 trazidos pelo navio Wakasa Maru. Seus pais possuiam uma chácara ao lado do Tênis Clube de Santos, onde o pequeno Gim começou a trabalhar como pegador de bolas ao lado do Vadico, surgindo daí o envolvimento de ambos com este esporte.
Faleceu em 26 de outubro de 1972, em Araçatuba/SP, onde vivia com a família, deixando a esposa Áurea Itinose Goya, os filhos Marilene, Hiroshi Goya e netos.
No dia 29 de maio de 2005, a Prefeitura Municipal de Santos, em reconhecimento a sua dedicação ao esporte santista, fixou placa de bronze com o nome de Gim Goya no Mausoléu do Esportista Amador de Santos, homenageando também a família do atleta.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fonte: entrevista exclusiva concedida por sua espôsa Aurea Itinose Goya em abril de 2002, em Araçatuba. Coleção da Revista Tênis Ilustrado: 1937/1950, preservadas pela família Goya.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.