Francisco Wilson Soares Pinto – Índio

Nascido no Ceará, com 10 anos de idade veio para São Paulo onde iniciou-se no tênis como ” pegador de bola ” nas quadras do Clube Hebraica da Capital. ” Indio ” como é mais conhecido, aos 22 anos tornou-se profissional atuando pela Academia Saibro Tennis do Morumbi, alcançando a 603a. posição em simples e 391a. em duplas pelo ranking da ATP. Radicado em Santos desde 1996 como professor da Escola de Tenis Winner Team, já defendeu a Cidade nos Jogos Abertos do Interior diversas vezes : como jogador e também como técnico.

* 05/03/1963

Nascido no Ceará, com 10 anos de idade veio para São Paulo onde iniciou-se no tênis como ” pegador de bola ” nas quadras do Clube Hebraica da Capital.

” Índio ” como é mais conhecido, aos 22 anos tornou-se profissional, e atuando pela Academia Saibro Tennis do Morumbi alcançou a 603a. posição em simples e 391a. em duplas pelo ranking da ATP.

No auge de sua carreira, estágiou na Hampton University de Virgínia – EUA. No Brasil fez duplas ao lado de grandes nomes como: Kirmayr, Givaldo Barbosa e Hocevar. Em 1992 jogou ao lado de Guga, então um juvenil em ascenção, e Fernando Meligeni, o número 1 do Brasil na época.

Radicado em Santos desde 1996, foi contratado como professor da Escola de Tenis Winner Team, no Tênis Clube de Santos, onde treinou diversos jogadores de projeção nacional, tais como: Rafael Corazza, João Paulo Menano, Bruno Puzzi e Leonard Silva.

Defendeu a Cidade nos Jogos Abertos do Interior diversas vezes: como jogador e também como técnico, acumulando duas medalhas de prata ( 1997/98 ) e uma de bronze ( 2000 ). Pelo Tênis Clube de Santos, também conquistou os campeonatos interclubes da FPT em 1996, 1997, 1998, e 2000.

Como técnico, no ano de 1994 foi Medalha de Ouro – duplas 14 anos masc. e Medalha de Prata – 14 anos masc. no Sul Americano COSAT/ITF do Equador, e Medalha de Bronze no Mundial ITF do Japão – 14 anos masc.

por Gilmar Domingos de Oliveira

Fonte: entrevista exclusiva em 2001.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.