Fausto de Souza – Atletismo

Nascido em Minas Gerais, foi recordista sul americano de salto com vara em 1955, com a marca de 4,13 m. Atleta formado pelo Instituto Gammon, de Lavras, em 1944, mudou-se para a cidade de Santos/SP passando treinar no Clube de Regatas Saldanha da Gama e depois no Brasil F. Clube, contribuindo decisivamente para com o desenvolvimento do atletismo na cidade. Participou dos Jogos Panamericanos em 1955 e 1959, e nos Jogos Abertos do Interior foi recordista durante 14 anos.

*15/02/1929            + 21/07/2004

Natural de Minas Gerais, descobriu sua tendência para o atletismo quando servia no 11o. Regimento de Infantaria de São João Del Rey. Começou a pratica desportiva no Instituto Gammon de Lavras/MG em 1944, ao lado de outros três irmãos: Paulo, Marcelo e Maurício, que também treinavam o salto com vara.

Em 1951, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde treinou por algum tempo no Clube Botafogo. Estabelecido logo depois em Santos, passou a defender o Clube de Regatas Saldanha da Gama, onde projetou-se definitivamente em competições oficiais, conquistando em 1955 o Troféu Bandeirantes de Atletismo ao estabelecer o recorde sul americano do salto com vara: 4,13m. Resultado que perdurou até 1961.

Defendeu também a Cidade de Santos nos Jogos Abertos do Interior, onde foi campeão mantendo  sua invencibilidade durante 14 anos seguidos.

Convocado para representar o Brasil no  Sul Americano de Atletismo no Chile , em 1954, às vésperas do salto, quebrou o perônio durante a preparação e foi considerado inapto para continuar no esporte pelos médicos locais. Contrariando estas expectativas, retornou a Santos e voltou a treinar na pista do Saldanha da Gama, conseguindo recuperar-se totalmente.

Surpreendendo a todos, Fausto de Souza bateu o recorde do salto em altura durante a nova edição do Sul Americano, em 08 de janeiro de 1955, com um salto de 4,13 m.

Além de um grande atleta, Fausto também trabalhou como técnico de atletismo do CRSG, e com o encerramento desta prática no tricolor, passou a treinar no Brasil F. Clube, sempre incentivando  grande número de aficcionados da modalidade .

Fausto de Souza faleceu em Santos em 21/07/ 2004 vítima de câncer, aos 76 anos de idade, e seu funeral foi realizado no Cemitério da Filosofia.

por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: Entrevista com Ubaldino Dantas Machado, ex-atleta, presidente da Associação Gammonense e amigo da família Souza. Dados reproduzidos do livro ” Abram Alas Estudantes ” de Marcus Vinícius de Lima Arantes – Editora O Lutador – BH/MG 2008, e colaboração da filha de Fausto de Souza, a sra. Cláudia de Souza.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.