Dina Moretti – Natação

Nascida em São Paulo e radicada em Santos desde os cinco anos de idade, iniciou-se na natação através do Clube de Regatas Saldanha da Gama. Participou dos Jogos Abertos do Interior de 1940 a 1943, no período áureo da modalidade na região. A partir de 1990 passou a competir pela FINA na categoria Master, acumulando até 2007, mais de 180 medalhas.

* 23/01/1925

Nascida em São Paulo e radicada em Santos desde os cinco anos de idade, iniciou-se na natação através do Clube de Regatas Saldanha da Gama, treinada pelo professor Antonio José Mendes, o ” Peixinho ” .

Em 1939, foi uma das primeiras mulheres a participar da Travessia do Canal a Nado em Santos, quando obteve o 2o. lugar, tendo a sua frente Ivone D’Ascola.

Participou dos Jogos Abertos do Interior de 1940 a 1943, no período áureo da modalidade na região, ao lado de Carlos Reupke, Diorama Cardim, Adalberto Mariani, José Carlos Botto de Freitas e muitos outros.

Após seu casamento com Nilo Rodrigues, conhecido jogador de voley de praia, interrompeu as atividades esportivas, retomando-as 47 anos depois, quando ficou viúva. E a partir de 1990, convidada por Judith Russo, voltou às competições aquáticas, agora pela FINA,  na categoria Master, acumulando até 2007, mais de 180 medalhas.

Dina Moretti, pela sua perfomance como atleta, recebeu da Câmara Municipal da Cidade, o título de Cidadã Emérita em 2003, e continua a nadar diariamente na piscina do Tênis Clube de Santos.

por Gilmar Domingos de Oliveira

Fontes: Entrevista exclusiva concedida em 22/11/2001 no CME de Vaney, e edições do jornal A Tribuna de Santos do período. 

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.