* 09/07/1923
Nascido em São Paulo, mas radicado em São Vicente aos nove anos de idade, foi um dos pioneiros da caça submarina na Baixada Santista em 1952.
Ao lado de Paulo Menezes, Ramiro, Odair Corrêa e Elizeu de Andrade Jr. formaram o nucleo de caçadores submarinos que organizou o primeiro certame de pesca submarina do nosso litoral, então denominado de ” Campeonato Experimental “.
O sucesso da competição levou a Comissão Central de Esportes de Santos – CCE e a Comissão Municipal de Esportes de São Vicente – CME, a participar da organização de eventos do genero, que se multiplicaram rapidamente, incentivando o surgimento de novos grupos na região e atraindo também um grande número de aficcionados da capital paulista.
Considerado o primeiro mergulhador a utilizar-se de um ” aqualung ” ( aparelho de respiração autônoma ) em Santos, ao lado de Fernando Rose tornou-se conhecido pelos serviços de manutenção e salvatagem submarina que realizava no porto de Santos na década de 1950.
Celso Mauger, criou e organizou também o primeiro curso de escafandria e caça submarina que se tem conhecimento no litoral paulista. Ministrado da piscina do Clube de Regatas Tumiaru, em São Vicente, em 1957, tornou-se um marco na implantação da atividade que na época ainda engatinhava no Brasil, chegando a preparar escafandristas para o Corpo de Bombeiros da região.
Celso de Araujo Mauger formou-se na Escola Técnica de Aviação, em São Paulo, de onde saiu em 1945, formado como sargento mecânico. Casado em 1948 com Helena Soares Mauger, dedicou-se profissionalmente ao desenho técnico, arte que desenvolve até hoje e o inspira na produção de belos quadros a óleo.
Aposentado da Cosipa em 1987, reside com a família em São Vicente, onde cultiva com prazer recordações de suas façanhas subaquáticas.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: Coluna ” Caça Submarina ” de Cícero Soares Oliveira – jornal A Tribuna de 13/08/1965, e entrevista exclusiva concedida em 19/09/2009.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.