Castor Fernandes – Atletismo

Atleta do Clube de Regatas Saldanha da Gama- Santos- SP. foi um dos pioneiros do atletismo santista na década de 1930. Participou dos do Jogos do Interior e dos Jogos Abertos do Interior, conquistando relevantes resultados em campeonatos regionais e estaduais. Sua especialidade era corrida com barreiras. Foi também um dos pioneiros na filmagem e fotografia amadora em Santos.

* 11/07/1918     + Junho 1998

Atleta dedicado, Castor Fernandes defendeu por muitos anos o Clube de Regatas Saldanha da Gama, em Santos/SP. Especializou-se em diversas modalidades, mas foi no  atletismo,  que conquistou mais medalhas para Santos durante os Jogos Abertos do Interior e campeonatos estaduais.

Ao lado de Aloysio Riccieri dirigia o Estudio Fotográfico Olímpico, em Santos, onde foram pioneiros na  filmagem de  eventos esportivos, deixando importante acervo filmográfico, que infelizmente se  perdeu. Foi também um dos fundadores do Foto Clube de Santos em 01/10/1947.

O Almanaque Esportivo foi convidado por sua filha em 2003,  para avaliar o material armazenado, que apesar de cuidadosamente identificado e datado, não pode ser recuperado.Tratavam-se de fitas Super 8, que Castor Fernandes utilizara em  filmagens de grandes eventos esportivos ocorridos na cidade na década de 1950.

Ao falecer em 1998, Castor Fernandes deixou quatro filhos; 3 homens e uma mulher. A filha Patrícia, que também foi nadadora do CRSG, é a guardiã dos arquivos deixados pelo pai.

Seu nome está eternizado no Mausoléu do Esportista Amador de Santos desde 30 de maio de 1999.

por Gilmar Domingos de Oliveira
Fonte: entrevista com sua filha Patrícia em 2003.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.