* 15/01/1919 + 06/11/1988
Nasceu em Basiléia na Suíça e naturalizou-se brasileiro ainda jovem .
Residiu no Rio de Janeiro até meados de 1930 onde iniciou seus estudos e formou-se em Engenharia Civil pela Faculdade Mackenzie em São Paulo em 1942.
Seu pai Alfredo Hablitzel , casado com Clara Hablitzel, dedicava-se a representação de empresas farmacêuticas, viajando com freqüência a bordo dos grandes transatlânticos da época. E foi durante estas viagens com os pais que o pequeno Hablitzel reuniria imagens e impressões que o acompanhariam definitivamente, incutindo-lhe profunda admiração pela navegação marítima.
Impedido de ingressar na Marinha, por não ser brasileiro nato, passou a colecionar tudo o que encontrava sobre o tema que o entusiasmava, e a convivência com imigrantes europeus, quando mudou-se para Santa Catarina, permitiu reunir o acervo que viria a ser a base da sua paixão para o resto da vida.
Em 1952, os testes com um escafandro autônomo de um amigo o trouxeram para a região do porto de Santos, onde acabou se estabelecendo como engenheiro civil na cidade de São Vicente.
A partir daí, a proximidade com a maior rota de navegação da América do Sul o conduziram a organizar e fundar o Museu Histórico e Naval de São Vicente em 1979, onde passou a catalogar sistemática e meticulosamente, a história de todos os naufrágios já ocorridos na costa do Brasil.
Por Gilmar Domingos de Oliveira
Fonte: entrevista exclusiva concedida ao Almanaque em 18/12/1984.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.