* 10/10/1927
Nascida em Jundiaí/SP. mudou-se para Santos ainda jovem onde teve sua iniciação esportiva praticando voleibol de praia.
Representou Santos nos Jogos Abertos do Interior de 1945, em Campinas, nas seleções de volei e atletismo.
Convidada para defender clubes da capital paulista, projetou-se como velocista consagrando-se como campeã paulista, brasileira e sul-americana nos 100m rasos.
O auge de seu desempenho como atleta foi a sua participação na Olimpíada de Londres em 1948. Formada pela Faculdade de Educação Física de São Paulo, foi a primeira mulher brasileira a tornar-se treinadora de atletismo e representar o Brasil em competições internacionais.
Parou de competir em 1956, iniciando uma carreira vitoriosa como técnica das equipes femininas de São Paulo e do Brasil, em campeonatos nacionais, Jogos Panamericanos e Olímpicos, de 1971 a 1983.
Atuou como treinadora do Clube Espéria, em São Paulo, por 29 anos, onde granjeou grande respeito e admiração pelo seu trabalho e dedicação na formação de novos atletas.
Em 1960, formou-se em Comunicação, com especialidade em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação de Santos – FACOS, atual UNISANTOS.
O nome de Benedicta Souza Oliveira tornou-se sinônimo do pionerismo da mulher no atletismo brasileiro.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: entrevista exclusiva concedida em 08/05/2002 no CME De Vaney
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.