* 27/07/1899 + 03/10/1990
Nascido em Santos/SP e grande entusiasta do esporte, foi um dos fundadores do Atlântico Clube, em 18/06/1930.
Também ocupou a presidência do Clube Internacional de Regatas de 1935 a 1948, período em que o clube concretizou sua transferência do Itapema para a Ponta da Praia, em Santos, e construiu o primeiro ginásio esportivo do litoral paulista.
A existência de um ginásio poliesportivo na cidade era uma das exigências necessárias para que Santos pudesse sediar os Jogos Abertos do Interior, competição na qual se mantinha invicta desde 1940. A sua construção foi iniciada em 1945, e em outubro de 1946, ainda inacabado, foi sede dos jogos de voleibol e basquete que consagraram a cidade de Santos, como campeã pela sexta vez da maior competição esportiva do estado na época.
Sua dedicação pelo ” vermelhinho da Ponta da Praia ” foi reconhecida, e seu nome batizou o mesmo ginásio na inauguração que se deu em 1948, e Arnaldo também recebeu o título de Presidente Honorário: a maior distinção regimental do Clube Internacional de Regatas.
Arnaldo de Barros Pires foi um dos 12 filhos de Francisco da Costa Pires, tradicional empresário do ramo cafeeiro, que adquiriu, reformou e preservou o casarão branco da Av. Bartolomeu de Gusmão, número 12, que viria atual sede da Fundação Benedicto Calixto, em Santos.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: Entrevistas com Edith Pires Gonçalves Dias, e Sylvio Sandall Pires, irmã e filho do personagem.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.