Antonio Taveira – Remo

Nascido em Portugal, radicou-se em Santos/SP em 1910 e foi um dos pioneiros na prática do remo no Clube de Regatas Saldanha da Gama.  Competindo nas raias do Valongo participou de importantes conquistas como o Campeonato Estadual do Remo em 1913. Sócio laureado do tricolor da Ponta da Praia, ocupou o cargo de diretor de regatas em 1923. Seu nome está gravado em placa de bronze no Mausoléu do Esportista Amador desde 2002.  

* 1881

Nascido em Portugal migrou para o Brasil, radicando-se em Santos/SP em 1910 onde dedicou-se a prática do remo no Clube de Regatas Saldanha da Gama.

Entre as muitas vitórias que obteve em sua carreira esportiva, destaca-se o Campeonato Estadual do Remo de 1913, que conquistou com a yole franche a 4, Jandaya, guarnecida pelos seguintes componentes: José Carlos Gomes ( patrão ) Antonio Palmieri ( voga ) Norberto Martins ( sota-voga ) Antonio Taveira ( sota-proa ) e Edgard Perdigão ( proa ).

Sócio laureado do tricolor da Ponta da Praia, ocupou o cargo de diretor de regatas em 1923, e seu nome está gravado em placa de bronze no Mausoléu do Esportista Amador desde 2002.

por Gilmar Domingos de Oliveira

Fontes: pesquisa em jornais do período e arquivos do Clube de Regatas Saldanha da Gama.

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com  ou ligue para (13) 3273 7295