*24/10/1901 + 06/02/1958
Nascido no Rio de Janeiro, veio cedo para Santos onde começou a jogar no América Futebol Clube, fundado em 01/05/1914. Transferido para Clube Atlético Santista, notabilizou-se como um dos melhores goleiros da história do clube.
Além de veterano no futebol, Jaléco foi um dos pioneiros na introdução voleibol e grande incentivador do basquetebol no alviverde, ações que lhe valeram muitas homenagens durante sua vida.
Casado com outra grande atleticana, Luiza Rodrigues Galvão, tiveram sete filhos: Oraida, Oneida, Onilda, Ariovaldo, Odair, Octacílio e Diná, e iniciou a todos no esporte através do Clube Atlético Santista.
Ligado ao comércio do café no Porto de Santos, constituiu seu próprio escritório de corretagem. Seu falecimento precoce, em 06/02/1958, devido a um ataque cardíaco, consternou a comunidade esportiva da cidade.
Em retribuição a dedicação de Antonio Galvão ao esporte amador, em 1982 a Prefeitura Municipal gravou seu nome em placa de bronze e a fixou no Mausoléu do Esportista Amador.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: Entrevistas com Onilde e Oneida Galvão em 2002 no CME De Vaney e Revista O Atleticano – edição de dez/1957.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273 7295