* 13/06/1922 + 20/03/2010
Nascido em Santos, iniciou-se no esporte através do atletismo, mas foi no voleibol que aprendeu no Colégio Canadá, e que veio a praticar na Congregação Mariana; que mais se destacou.
” Chuta ” como era mais conhecido, foi um excelente ” cortador ” e participou de nossa seleção de volei defendendo a Cidade nos Jogos Abertos do Interior de 1941 a 1946. Uma das equipes formadas pela Liga Santista de Voleibol, que mais se notabilizou, tinha a seguinte composição: José Vidal Sion, Paulo Gomes Vieira, Hermínio Vergara, Ermínio Prandato Jr., Luís Loureiro Carbone, Waldomiro Vergara, Oscar da Cunha Pinheiro, Homero Luiz Soares, Danilo Ioselli, Laerte Gonçalves e o próprio ” Chuta “, Antonio Benedito Ferreira.
Convocado também para as seleções paulista e brasileira, alcançou o título máximo três vezes.
Antonio foi um dos doze filhos do professor Antonio Primo Ferreira, e um dos seus irmãos, Neneca também se destacou no esporte.
Formado em Contabilidade e dedicado ao comércio, ingressou na política, seguindo os passos de seu irmão, Aristóteles Ferreira, e conseguiu eleger-se vereador na Câmara Municipal de Santos por duas vezes, no período de 1972 a 1980.
NOTA: Entrevista resumida parcialmente. Decupagem em fase de conclusão.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: Entrevista exclusiva concedida em 13/06/2002 em sua residência para a série GPES- CME De Vaney.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.