* 23/01/1930
Nascida em Santos, iniciou-se no esporte através do Clube de Regatas Vasco da Gama, onde treinou basquete e dedicou-se com afinco ao atletismo.
Seu primeiro treinador foi Alexandre Mariani, o Xandoca, auxiliado por Elny Abdelaziz. Convocada para os Jogos Abertos de 1947 e 1948, trouxe para Santos a vitória nos 100m rasos e no revezamento 4x100m. competindo ao lado das seguintes atletas santistas: Iracy Taveira, Aurora da Costa, Elza Peres, Josette Cox, Jurema Clea Figueiroa, Marina Menna e Alice Figueiredo.
Sua aptidão para o atletismo chamou atenção do treinador Dietrich Gerner, do São Paulo Futebol Clube, que levou-a para treinar no clube da capital paulista. E foi pelo SPFC que Annice conquistou o Troféu Brasil de Atletismo no RJ em 1948, e foi convocada para a seleção brasileira em 1952 na Argentina e no Chile.
O pai de Annice, Augusto Messias de Burgos Jr., foi um músico muito conhecido na época, que além de iniciar seus seis filhos ( 4 mulheres e 2 homens ) na música, estimuláva-os na prática do esporte, o que permitiu que todos se destacassem em competições regionais: no atletismo e natação.
O casamento em 1955, com Flávio de Brito, afastou-a do esporte, e atualmente Annice é a regente do Coral dos Veteranos do Centro da Memória Esportiva de Santos – De Vaney.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: entrevista exclusiva no Centro da Memória Esportiva – De Vaney em 31/10/2002
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.