* 17/09/1895 + 12/06/1977
Nascido no Rio de Janeiro onde começou sua carreira esportiva no remo e natação do Clube Internacional de Regatas/RJ, Angelo Gammaro participou da Olimpíada de 1920 atuando nas equipes brasileiras de natação e pólo aquático.
Tri campeão brasileiro de de remo no ” quatro com patrão ” nos anos de 1921, 22 e 23, também protagonizou o célebre ” raid ” Rio – Santos em uma yole a remo, em janeiro de 1932, ao lado de Antonio Rebello Jr. ( o Engole Garfo ) e Alfredo Antunes ( o Boca Larga ).
Em 1935, quando Hermann Palmeira Martins assumiu a presidência do Clube de Regatas Saldanha da Gama, em Santos, planejando recuperar o vigor do remo tricolor, contratou Gammaro para treinar as guarnições saldanhistas. Tarefa na qual Angelú se saiu muito bem, pois levou 11 remadores do clube a formarem a delegação paulista, composta então por 12 homens, no campeonato brasileiro.
A presença de Angelo Gammaro em Santos por longo período, contribuiu de forma relevante para o revigoramento da prática do remo na região, modalidade que na época apresentava declínio acentuado.
Retornando para o Rio de Janeiro, Angelú continuou a exercer a função instrutor de remo no Flamengo até 1950, e retomou suas atividades no Instituto Brasileiro do Café.
Faleceu no dia 12/06/1977 aos 82 anos, vítima de um acidente vascular.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: revista do 50o. do CRSG e jornais publicados no período.
O AES está em contato com o filho de Angelú, Angelo Tadeu Gammaro, detentor do acervo histórico da família, e em breve poderemos divulgar informações inéditas sobre o nosso personagem.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.