* 09/07/1890 + 11/11/1950
Nascido em Santos/SP e radicado em São Vicente, foi um entusiasta dos esportes náuticos desde a mais tenra idade.
Um dos pioneiros do remo vicentino, com apenas 15 anos de idade participou da fundação do Clube de Regatas Tumiarú em 22/12/1905, entidade na qual viria a ocupar o cargo de presidente por sete vezes no período de 1912 a 1933.
Ao lado de Idelfonso de Oliveira, Leopoldo de Lima, Sylvio Viegas de Campos, Rogaciano de Oliveira Jr., Paulo Horneaux de Moura e outros, representou inúmeras vezes o Clube de Regatas Tumiarú nas competições promovidas pela Federação Paulista de Sociedades de Remo nas raias do Valongo e do Mar Pequeno.
A sede de campo do clube no Japuí, foi construída e inaugurada durante a sua última passagem pela diretoria da entidade: de 1930 a 1933. E, em sua homenagem, a principal piscina do Tumiarú, construída na mesma área em 1950, recebeu seu nome.
Como funcionário público, Anadir exerceu diversos cargos de relevância. Começou como guarda aduaneiro, passando a delegado fiscal: função que exerceu em Cuiabá, num período em que foi transferido para o Estado de Mato Grosso. De volta à São Paulo, passou a ocupar a chefia da Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional, função que desempenhou até sua aposentadoria.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: ” Vultos Vicentinos ” obra de Edison Teles de Azevedo e pesquisa em jornais do período.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.