*
Junto com outros nove irmãos, todos filhos de Francisco José Ribeiro Ratto ( Nhonhô Ratto) e Iraídes Ricardina de Oliveira Ratto, ( Dona Didi), Américo Brasiliense de Oliveira Ratto fez parte de uma das famílias de Santos que mais contribuiu para o crescimento do Santos Futebol Clube no começo do século XX, segundo o pesquisador Guilherme Gomez Guarche, em seu livro ” O Alvinegro mais Famoso do Mundo ” publicado em 2003.
“A família Ratto teve participação importante nos primórdios da formação do Santos, alguns de seus integrantes defenderam as equipes não só do primeiro como também do segundo quadro de futebol, além de praticarem outros esportes, principalmente o atletismo, honrando as cores do Santos”, afirma Guarche em sua robusta pesquisa sobre a história do time da Vila Belmiro.
Américo Ratto, fez parte do famoso time alvinegro da década de 1930: Agne, Bilú, David, Américo, Marba, Renato Pimenta, Omar, Camarão, Siriri, Arakén e Evangelista.
Seu nome foi gravado no Mausoléu do Esportista Amador de Santos em 31/05/1981.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: Pesquisa nos jornais do período e no livro: O Alvinegro mais famoso do mundo de autoria de Guilherme Gomez Guarche.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273 7295