* 24/05/1920 + 03/09/1996
Dino, como ficou mundialmente conhecido, nasceu em Santos e demonsntrou desde cedo aptidão para o desenho.
Obrigado pelo pai a estudar Agronomia, perseverou, e após formar-se engenheiro continuou a dedicar-se a arte, passando a publicar seus trabalhos no jornal O Diário de Santos, em 1937.
Contratado pelo jornal A Tribuna de Santos, Accindino Souza Andrade, o Dino, iniciou uma carreira de caricaturista, repleta de premiações nacionais e internacionais, que durou 55 anos.
Dotado de um traço forte e um humor refinado, teve o privilégio de retratar grandes momentos de nossa história contemporânea, e suas caricaturas e charges reproduziram personagens e situações vividas na região e no mundo, eternizando-as através dos seus desenhos.
Accindino, além de desenhista e engenheiro agrônomo lotado no governo do Estado de São Paulo, atuava como publicitário, tendo sido o fundador da Sinex Propaganda, em Santos.
O esporte santista também foi alvo de Dino, e o Almanaque Esportivo está reunindo réplicas das caricaturas que ele produziu inspirado em nossos atletas do passado.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: Entrevista com Francisco Eduardo Del Rio Andrade, filho do Dino, e pesquisa em jornais do período.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.