Arnaldo de Oliveira (Papa) – Futebol

Técnico de futebol das categorias de base do Jabaquara Atlético Clube de 1940 a 1957, grande revelador de talentos na região de Santos/SP. Trabalhou também para a Portuguesa santista. Sua percepção apurada na busca por novos talentos para o futebol na várzea da região, e o sucesso que muitos destes jogadores obtiveram como profissionais, transformaram o apelido de Arnaldo de Oliveira: ” Papa ” em uma lenda.

* 1906       + 15/08/1986

Papa o grande revelador de talentos.

Não se pode deixar de registrar neste livro a figura de Arnaldo de Oliveira, conhecido por ” Papa ” , o maior revelador de jogadores de futebol que a cidade de Santos  já conheceu. Esteve durante 17 anos como técnico das equipes de base do Jabuca ( 1940 a 1957 ) Para relembrar, passaram pelos olhares observadores do Papa e depois foram devidamente encaminhados no futebol jogadores que formariam esta equipe: Gilmar, Ramiro, Adelson, Clóvis e Feijó; Joel Camargo, Lorico e Samarone; Capítão, Célio e Serginho, Cláudio, Marçal, Raul, João Carlos e Neiva; Arizinho, Careca e Palito; Zico, Álvaro e Pagão. E para a reserva: Mauro, Hélio, Américo e Pereirinha.

… Ele lembrava com carinho do que considerou o maior revelador de craques da baixada santista: Arnaldo de Oliveira, o técnico Papa. ” Duvido que haja alguém, em Santos, que não se lembre do Papa. Ele era bravo, mas um ótimo treinador ( do Jabaquara Atlético Clube )… Depoimento do treatólogo de Plínio Marcos, torcedor do Jabuca.

…O goleiro Gilmar foi uma das revelações do técnico Arnaldo de Oliveira, o ” Papa “, que treinou as equipes inferiores do Jabuca por quase 20 anos…

… Nelson Vaz Feijó, lembra de sua trajetória pelo Jabuca;  ” naquele tempo havia um treinador chamado Arnaldo de Oliveira, conhecido como  ” Papa ” , que tinha uma capacidade extraordinária  de revelar jogadores para o profissionalismo. Comigo ascenderam ao futebol profissional Álvaro, Ramiro, Gilmar, Pagão e muitos outros. O Papa, apesar de muito exigente, era querido e respeitado, especialmente pelos pais dos meninos, que tinham total confiança no técnico “…

NOTA: texto extraído do livro ” Jabuca dos Nossos Corações ” de autoria de Sérgio dos Santos Silveira, que nele relata a história do Hespanha Foot Ball Club, fundado em 15 de novembro de 1914, no bairro do Jabaquara, em Santos.