* 31/05/1925 + 20/12/2011
Nascido em Santos/SP foi campeão paulista pela Liga Santista de Voleibol e ao lado do irmão Hermínio Vergara, fez parte da seleção que defendeu a cidade nos Jogos Abertos do Interior de 1944 a 1950, conquistando o ouro em sete oportunidades.
Ao lado de Roberto Menna, Oscar Pinheiro, Hermínio Vergara, Jairo, Branza, Lula, Prandato e Chuta, sob a direção do técnico Ciro Costa, Waldomiro viveu o período de ouro do voleibol santista que foi campeão nos Jogos Abertos do Interior durante 14 anos seguidos: de 1941 a 1954.
Vergara abandonou o esporte em 1951, e após participar da conquista de sete medalhas de ouro foi dedicar-se aos negócios da família, de longa tradição no ramo da bananicultura regional.
Residindo em Bertioga há bastante tempo, faleceu no dia 20/12/2011 após 12 dias de internação na Santa Casa de Santos, vítima de problemas renais e complicações pulmonares. Foi enterrado no Cemitério do Paquetá.
Waldomiro Vergara, era casado com a ex-atleta Maria Luiza da Rocha Frota e deixou os filhos, Marcelo e Raquel e os netos Santino, Bruna e Allegra.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: Acervo de Jurema Cleo Figueiroa, Roberto Menna e colaboração de Raquel Vergara Berraz, filha de Waldomiro Vergara.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.