José Daniel de Camargo – Aviação

Natural de Guaratinguetá ingressou na aviação como mecânico de aeronaves e foi brevetado pelo Aero Clube de São Paulo. Foi um dos pioneiros na formação de pilotos civis em Santos/SP no início da década de 1930. Residiu na Ponta da Praia onde mantinha um galpão para abrigar o Havilland Moth de 98HP que utilizava para iniciação de pilotos, propaganda aérea e passeios pela orla, utilizando como pista de pouso as areias da praia.

* 1907   + 1992

Natural de Guaratinguetá ingressou na aviação como mecânico de aeronaves e foi brevetado pelo Aero Clube de São Paulo. Foi um dos pioneiros na formação de pilotos civis em Santos/SP no início da década de 1930.

Residiu na Ponta da Praia onde mantinha um galpão para abrigar o Havilland Moth de 98HP que utilizava para iniciação de pilotos, propaganda aérea e passeios pela orla, utilizando como pista de pouso as areias da praia.

Passaram pelas suas mãos dezenas de jovens santistas que com ele fizeram seus primeiros vôos: Caio de Barros Penteado, Haroldo Levy, Eduardo Bierrenbach, Luiz Andrade, Affonso Botti, Irany Martins, Abel Pereira Leite, Odair Florez, Kurt Gossler e muitos outros.

por Gilmar Domingos de Oliveira

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.