* 08/01/1930 + 12/05/2007
Nascido em Santos/SP, apaixonou-se pelas artes marciais aos 19 anos de idade, exatamente quando o judô estava se estabelecendo na cidade.
Preparado pelo mestre Hikari Kurachi, na Academia Santos, Arcanjo logo despontou entre outros judocas formados pelo pioneiro na introdução do judô em Santos, e aos 23 anos conquistava seu primeiro título de campeão absoluto em Ribeirão Pires.
Convocado para a seleção santista durante o II Jogos de Inverno da Cidade de Santos, em 1955, ao lado de Hiroshi Minakawa, Manabo Kurachi, Shinji Hinata, Gildo Gióia e o técnico Hikari Kurachi, conquistou o título de campeão por equipes, vencendo faixas pretas de academias de todo o Brasil.
Em 1956, prosseguindo sua trajetória de sucesso, Arcanjo foi campeão do 5º Torneio Faixa Preta do Budokan 3º Grau, terceiro lugar no II Campeonato Paulista e vice campeão por equipes no VIII Campeonato Budokan realizado no Estádio do Pacaembú, resultados que o habilitaram a fundar sua própria escola em Santos: a Academia João Salgado.
João Salgado ainda competiu até 1960, conquistando o Campeonato Estadual de Judô, realizado no Estádio do Ibirapuera em 1959, quando atingiu também o 4º Grau em sua carreira como judoca.
Na vida profissional Arcanjo atuou como despachante aduaneiro e presidiu o sindicato da categoria por longo tempo, até aposentar-se em 1990.
João Salgado Arcanjo, um dos pioneiros do judô na cidade, faleceu em 12/05/1977 e seu funeral ocorreu no Memorial Necrópole Ecumênica de Santos.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: Acervo do judoca e pesquisador da história da modalidade, José Gomes de Medeiros.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.