Vilma de Souza Iemini – Basquete

Iniciou no esporte praticando diversas modalidades, como voleibol, natação e até atletismo, mas projetou-se mesmo no basquete, através do Brasil Futebol Clube. Aos 19 anos foi convocada para a seleção santista durante os Jogos Abertos do Interior de 1948, colaborando para a nona conquista consecutiva pela cidade de Santos na competição. Em 1998 teve seu nome gravado no Mausoléu do Esportista Amador.

* 10/03/1929   + 01/01/1989

Iniciou no esporte praticando diversas modalidades, como voleibol, natação e até atletismo, mas projetou-se mesmo no basquete, através do Brasil Futebol Clube.

Aos 19 anos foi convocada para a seleção santista durante os Jogos Abertos do Interior de 1948, colaborando para a nona conquista consecutiva pela cidade de Santos na competição.

Formaram a equipe campeã na época: Vilma de Souza, Iraci Taveira, Juraci Alves, Laurinda Neves Teixeira, Maria Conceição Silva, Rute Pereira, Marina Menna, Nadi Ozores, Lurdes Fernandes, Vanda Bezerra, Maria de Lurdes Galvão, e Jurema Cléa Figueirôa.

Em 30 de maio de 1998, recebeu homenagem da Prefeitura Municipal de Santos, e seu nome foi gravado em placa de bronze e fixado na base do Mausoléu do Esportista Amador de Santos.

por Gilmar Domingos de Oliveira

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.