* 04/01/1937 + 12/06/1995
Nascido em Santos/SP. começou a nadar em 1951 no Clube de Regatas Vasco da Gama, treinando em cochos improvisados no canal da barra.
Sob orientação do técnico Adalberto Mariani alcançou inúmeros recordes com destaque para o 100 metros ” butterfly ” em 1956, quando registrou 1″08s atuando pelo Clube Internacional de Regatas e Liga Santista de Esportes Aquáticos.
Participou do Sul Americano de 1956 e 1958, onde foi campeão por equipe.
Transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1967, onde fixou residência e consagrou-se definitivamente como recordista na sua especialidade.
Formado pela Escola de Educação Física da URFJ e pós graduado em técnicas de natação, notabilizou-se como treinador nos clubes; Fluminense, Flamengo e AABB e desenvolveu diversos projetos para formação de nadadores cariocas.
Convocado pela CBDA para dirigir a seleção brasileira participou das Olimpíadas de Moscou, Los Angeles, Seul e Barcelona. Atuou também nos Jogos Panamericanos de 1983, 1987, e 1991, incluindo ainda diversas competições nacionais e internacionais.
Sob sua orientação, estiveram grandes nomes da aquática brasileira como: Ricardo Prado, Rômulo Arantes e Patrícia Amorim.
Com uma vida toda dedicada ao esporte, Daltely Guimarães foi eleito ” Técnico do Ano ” diversas vezes, e em 1994 recebeu da CBDA o título de Grande Benemérito da Natação Brasileira.
Sua morte repentina, aos 57 anos de idade, vítima de um AVC, encerrou uma notável carreira iniciada nas águas do canal da Barra em Santos, e entristeceu toda a natação brasileira.
por Gilmar Domingos de Oliveira
Fontes: Jornais do período, publicação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e colaboração de Osmar Baptista Silva, ex-campeão de natação e pesquisador da história do esporte.
ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou apenas possa contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gilmardoliveira@gmail.com ou ligue para (13) 3273-7295.